Busca [Alt + 2]

Logotipo do Ministério Público de Goiás

Busca [Alt + 2]
Menu [Alt + 3]
Você está aqui: Página Principal >> Notícia

23/05/2013 - 16h03 - Infância e juventude

Mobilizações em mais 4 comarcas pelo Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantojuvenil

Atividades incluíram passeatas e de palestras, com participação do MP
Atividades incluíram passeatas e de palestras, com participação do MP

As atividades em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, tiveram prosseguimento nesta semana em algumas comarcas do Estado. Para marcar a data, foram realizadas caminhadas, palestras, bem como divulgação de material educativo. Entre as comarcas que programaram eventos para esta semana estão Mozarlândia, São João D'Aliança, Rio Verde e Vianópolis. Todos os eventos tiveram a participação do Ministério Público de Goiás.

Rio Verde
Em Rio Verde, a mobilização ocorreu no dia 21, com uma caminhada pelas principais ruas da cidade, saindo da Avenida Presidente Vargas, em frente ao Vapt Vupt, e seguindo até a Praça dos Coqueiros. A manifestação contou com a presença de alunos e professores da rede pública de ensino, da banda do Colégio Militar, das crianças do Projeto Bombeiro Mirim, conselheiros tutelares, secretários municipais e outras autoridades.

Os participantes da passeata levaram diversas faixas alusivas à data, que destacavam o número 100, do Disque Denúncia. Houve também a distribuição de material informativo. A mobilização teve o apoio e a participação do promotor de Justiça substituto Fabrício Roriz Hipólito e da equipe de servidores da 8ª Promotoria de Justiça.

Ainda dentro das comemorações na comarca, foi feita a distribuição de 3 mil sacos de pão com mensagens das campanhas do MP “Criança não é brinquedo” e “Perigos da Internet”. A divulgação teve início no dia 18 e foi feita por cinco estabelecimentos comerciais.

São João D'Aliança
Uma passeata pelas ruas da cidade também marcou a celebração pelo Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes em São João D'Aliança. A manifestação foi realizada no dia 21, com a caminhada partindo da Avenida Teotônio Fernandes, no Centro da cidade, e se estendendo por cerca de dois quilômetros. Organizado pelo Conselho Municipal do Direito das Crianças e do Adolescente e pela Secretaria de Assistência Social e Educação, o evento envolveu escolas da rede municipal e da estadual, com a presença de alunos e professores e a participação do promotor de Justiça Frederico Augusto Oliveira Santos e de servidores da Promotoria de Alto Paraíso.

Em sua manifestação durante a caminhada, o promotor salientou a importância de os professores e o Conselho Tutelar trabalharem em equipe, ficando atentos ao comportamento dos alunos e buscando combater problemas que, muitas vezes, têm origem nas famílias. Frederico Santos lembrou ainda o trabalho realizado pelo MP nesta área, que tem como objetivo resguardar os direitos das crianças e dos adolescentes.

A realização da passeata teve apoio da Polícia Militar e da prefeitura de São João D'Aliança. Ao final da caminhada, os participantes concentraram-se na Feira Municipal, onde houve um debate sobre o 18 de Maio.

Mozarlândia
Palestras, entrevistas e uma caminhada – estas foram as principais atividades programadas para a comemoração do 18 de Maio. Organizada pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), a Semana de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes teve o apoio e a presença dos promotores de Justiça substitutos Daniel Lima Pessoa e Paulo Vinícius Parizotto, recém-chegados à comarca.

Com atuação na 1ª Promotoria de Mozarlândia, com atribuição na área de infância e juventude, Daniel Pessoa engajou-se em várias atividades durante a mobilização. No dia 15, por exemplo, concedeu entrevista à Rádio Transaraguaia FM, no qual ressaltou a importância do combate à pedofilia e manifestou o apoio do MP à campanha desenvolvida pela comunidade El Shaddai, em parceria com o Conselho Tutelar.

O combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes também foi destacado pelo promotor em duas palestras proferidas no dia 16, juntamente com equipes do Creas e do Conselho Tutelar. A primeira foi feita para alunos da Escola Municipal Chagas Guedes. A outra ocorreu no frigorífico JBS, que concentra boa parte dos trabalhadores da comarca. Nesta exposição, Daniel fez uma abordagem voltada para pais e familiares, enfatizando o viés criminal das condutas que envolvem violência sexual contra menores. No dia 18, sábado, uma caminhada pela cidade também destacou a mensagem contra o abuso. 

Para dar prosseguimento a este trabalho de prevenção e orientação, o promotor esteve em Goiânia no dia 20 para solicitar ao Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude material destinado a fazer a divulgação das campanhas institucionais “Criança não é brinquedo” e “Perigos da internet”. Segundo Daniel Pessoa, a “intenção é fazer com que a comunidade reflita sobre o tema, não somente em razão da semana referente ao Dia Internacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, mas de forma a que a vigilância seja permanente”.

Vianópolis
Em Vianópolis, a comemoração relativa à data foi nesta quinta-feira (23/5) pela manhã, no auditório da Paróquia São José. O evento foi organizado pela prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização incluiu palestras, uma delas proferida pelo promotor Bernardo Morais Cavalcanti, sobre o tema Violência Sexual na Infância e Adolescência – Âmbito Jurídico. Também houve um adesivaço na Praça 19 de Agosto, no início da tarde, e uma apresentação do Circo Lahetô. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Fotos: Promotorias de Rio Verde, Mozarlândia e Alto Paraíso de Goiás)

Fotos

Em Rio Verde, promotor Fabrício Roriz participou da passeata, junto com crianças do Projeto Bombeiro Mirim
Promotor Frederico Augusto Santos falou para as crianças na caminhada em São João D'Aliança
Trabalhadores do frigorífico JBS assistiram a palestra do promotor Daniel Pessoa em Mozarlândia
Compartilhar:
visualizaçoões267 visualizações
Links para acesso rápido [Alt + 9]
ACESSO RÁPIDO